Imagem capa - Como escolher o traje do noivo de acordo com seu biotipo por Aliram Campos Fashion Wedding
Moda

Como escolher o traje do noivo de acordo com seu biotipo

Segundo Eduardo Guinle


Pesquise muito antes de sair para comprar, pois as ofertas são muitas e o desgaste durante a procura pode ser cansativo. Atendo muitos noivos que ainda não tem um bom conhecimento de trajes em geral. Então sugiro que deem uma pesquisada antes de sair a caça do traje ideal.

1. Se o noivo não tiver ainda um bom terno, escolha uma cor que você possa usar bem após a cerimônia em outros evento. Preto, grafite ou azul com detalhes sutis e que não marquem muito a peça;

2. Se o seu caso for fazer uma roupa somente para a cerimônia faça direitinho, gastando mesmo! Não devemos economizar nos tecidos e detalhes. Ouse também na escolha de uma modelagem diferenciada e nos detalhes que podem valorizar o seu traje;

3. Fazer um investimento um pouco maior no traje, pode ser bastante positivo pois ele vai ficar no seu armário e poderá ser reutilizado por diversas vezes;

4. Verifique se a modelagem é a mais adequada para o seu biotipo;

5. Nada de exagerar no “Slim Fit”, pois após algumas horas usando um traje muito apertado você poderá ficar exausto de tanto encolher o abdome e na pista de dança é um perigo, pode rasgar !

 6. Terno confortável não significa que seja largo. Atente para a medida correta. Apertado demais engorda e estando largo também engorda! Nos dois casos fica deselegante;

7. Em cerimônias à noite escolha tecidos em cores mais discretas e podem ainda ter brilho para dar um toque bem sofisticado ao traje

8. Cerimônias de dia, no campo ou na praia pedem tecidos em cores mais claras em tecidos mais leves. Branco, off-white passando pelos azuis ou caquis até o cinza bem clarinho. Tecidos com a textura do linho ou tweeds por exemplo, acho bem adequados;

9. Atenção para a escolha do tecido do colete! Ele deve ser confeccionado sempre com  tecido  diferente do tecido do  traje;

10. Colete, sempre! O Traje do noivo é o colete.


Se você é noivo e não sabe bem que tipo de traje deve escolher para estar super elegante no seu casamento, fique atento a essas dicas! Não são dicas para estar na moda e sim, para que o traje seja extremamente favorecedor.

Para homens de baixa estatura


 Para iniciar escolheremos o tipo de traje, como por exemplo um costume de cor única e mais um colete, (com tecido diferente do costume). Assim, formamos um terno de casamento, de festa , que é o tema de nossas dicas! Não é terno de executivo – onde na maiorias das vezes o colete é feito do mesmo tecido do costume.  Primeiramente ao analisar a altura total de um traje, ou seja, a medida do paletó e mais a medida da calça: a altura do paletó nunca deve ser maior do que a altura da calça, pois quando o paletó está comprido verificamos um achatamento da silhueta do noivo.

O terno deve sempre ser bem ajustado ao corpo , chamamos de FITTED, não deve ser SLIM. Pretendemos confeccionar um traje de festa e não um traje de passarela!  Sempre cuidando que não fique muito justo, pois não queremos ver o noivo de cuecas durante o evento não é?

Paletós bem ajustados nos punhos, assim como a calça  na parte da bainha é importante,  pois teremos assim sensação de mais leveza tambem no corpo. No caso de um fraque ou meio-fraque aconselho que se faça a calça de um tom não muito distante do paletó , sem muito contraste – quanto menos contraste  tivermos , melhor será o resultado.

 Dica: Atenção, pois o fraque e/ou o meio fraque pode acabar achatando o nosso noivo!


Os sapatos adequados


Mas,  se está é a  escolha feita pelos noivos, indico em 100% dos casos um dos nossos sapatos na linha SEVEN. São sapatos com 7 centímetros de salto que podem salvar o sonho das noivas, que é usar um salto (de 7 no mínimo), e ainda um cabelo que irá aumentar a sua altura em pelo menos 12 centímetros ! Com 7 cm a mais, elas agradecem!


Para os mais gordinhos


 Valem todas as sugestões que demos para os baixinhos, porém, com a diferença quanto a altura correta do paletó. Ele deve ser sempre mais longo do que a medida convencional, pois com o comprimento certo ele irá   “abraçar” a barriginha ( que chamo de abdômem definido, mesmo que seja para a frente ). Lembrando sempre que o mais importante é o acerto na medida do traje. Engorda tanto se estiver largo, como  apertado!


Para os muito altos

Sempre priorizando a linha a qual denomino FITTED, corretamente ajustada ao corpo.

  • Se o noivo for alto, magro e com ombros estreitos, por exemplo, podemos aumentar a largura dos ombros, se preciso, com ombreiras ou optar ainda por uma calça com pregas, uma de cada lado.
  • Se for alto e gordinho revisitaremos as dicas para os gordinhos sendo que, neste caso, poderemos abusar do decote do paletó e do colete.

 Ainda para os altos,  verifique o correto comprimento das mangas e corpo pois, invariavelmente, vejo estes noivos com a mangas mais curtas do que o adequado, pois quando fazem o acerto após a compra,  podemos verificar não existir tecido suficiente para descer nas mangas e, sendo assim, sempre indico que se faça o traje sob medida.


Para noivos que sentem MUITO calor


 Hoje dispomos de tecidos muito leves. Podemos construir um paletó com estes tecidos e ainda colocar meio forro para que fique ainda mais leve que o paletó com construção tradicional. Porém, estes tecidos somente revelam suas propriedades térmicas sob o sol! Então se vc não vai casar debaixo de sol, informe-se.

Teremos ainda a seguinte contrapartida: os tecidos quanto mais leves, mais delicados. Se os do paletó são leves e sem forro,  podem paracer meio desestruturados, e pode não ser este o resultado que se espera. Quando colocamos o meio forrro, não poderemos executar acertos futuros, tais como alargar ou ajustar o traje, pois as costuras com o acabamento e fechamento ficarão aparentes  no  avesso na peça.

Esperamos que tenha sido de seu gosto ! Aguardem novas postagens










Uma sugestão?  Escolha um local para a sua festa que tenha um bom ar condicionado e pense na noiva ,  no vestido que ela estará usando e reavalie o seu calor ! E atenção: Casar sem colete nem pensar, pois o colete é o traje do noivo – mas este é o tema da nossa próxima matéria…