Imagem capa -
Casamento

"Diagramação de Álbuns de Casamento "




Por Aliram Campos & Lilian Campos


Como ter um lindo álbum de casamento


O que é design?


  • A Concepção de um projeto modelo, no que se refere à sua forma física e funcionalidade.

  • O Produto desse planejamento.


Contando sua história.

Um álbum é feito para contar histórias, ele deve ter um começo, meio e fim, assim é importante obedecer uma ordem cronológica de acontecimento na diagramação, assim misturar fotos de cerimônia no meio da recepção e vice versa não é recomendado porque uma história é contada de em fases não se pode misturar essas fases de acontecimentos no meio do álbum.

Histórias bem contadas são harmônicas e sistêmicas, fácil uma vez que todas as fotos do casamento são numeradas tornando essa seqüência cronológica fácil de ser organizada.







“Os espaços em branco são seus amigos!!”



Como tudo no design, ele evolui, antigamente se colocavam fotos ao fundo da pagina algo que caiu em dês-uso, isso deixa seu álbum carregado e poluído de informações, as margens em branco agregam leveza e delicadeza ao álbum.


As margens de respiro servem para :


  • Estabelecer um ponto focal claro.

  • Minimizar os agrupamentos de acontecimentos.

  • Guiar os olhos com uma linha de visão clara.

  • Configurar o texto de maneira apropriada.

  • Deixar o álbum com simplicidade, elegância e comedimento.

  • Narrativa linear, ter um começo, meio e fim.



Quais são os conceitos e técnicas aplicadas em um álbum de casamento.


Área de respiro: As áreas em “branco” na sua lâmina para seus olhos possam processar as informações de forma leve e imperceptível, não recomendamos para álbum de casamento o fundo preto uma vez que ele por sua vez vai deixar as laminas mais carregadas.

Isso faz com que você consiga diferenciar melhor os assuntos.


Minimalismo: Está associados a um álbum mais clean, mais leve, menos é mais, essa técnica usa poucos elementos para o álbum, ou seja, um álbum com poucos elementos gráficos.


Grupos: Agrupar o mesmo assunto e distanciar assuntos diferentes, deixar fotos similares perto uma das outras, os assuntos ficam harmônicos quando agrupamos os similares para que se comuniquem mesmo assuntos sendo diferentes. Assim, mesmo assunto = Mesmo agrupamento.


Espaçamento: Um espaçamento igual entre as fotos de uma lâmina é o que cria uma unidade em seu álbum, deve ser usado sempre o mesmo do início ao fim


Conceitos!


Simetria: Conformidade, em medida, forma e posição relativa, entre as partes dispostas em cada lado de uma linha divisória, um plano médio, um centro ou um eixo, ou seja, Tudo que é simétrico é belo, proporções iguais, isso em um álbum é fundamental para a harmonia das imagens


Assimetria: O que não é simétrico é assimétrico,  ideal para quebrar a monotonia.


Tipografia: use uma fonte de boa leitura e que combine com o estilo do retratado


Nesse contexto vale informar que não se coloca fotos Preto & Branco em meio a fotos coloridas, se a foto esta preta e branca, toda a lamina deve estar em P&B.



A Capa e a Tipografia


A escolha certa da fonte a ser usada em cada álbum tem fundamental importância, se uma fonte cursiva ou uma fonte convencional.

Nunca use mais de 2 (dois) tipos de fonte no mesmo projeto, isso vai facilitar a identidade visual do álbum.

Para usa nas capas a tipografia grande é o que esta em alta hoje, muito usado por grandes designs.

Cada profissional tem uma assinatura de design diferenciada, é como uma assinatura de cada obra, sim porque cada capa deve ser uma obra de art.

O conceito gráfico da capa do álbum é uma forma de expressar visualmente uma ideia, ou noção, através de formas e elementos., toda criação tem resquício de inspirações.

Resumir toda a história em uma única página é uma tarefa desafiadora e requer conhecimentos e habilidades, uma boa noção gráfica é fundamental para a construção de uma capa, tal qual a um livro ou um cartaz de cinema a capa de transmitir toda a história para ao visualizar o álbum a pessoa se sinta inspirado a visualizar seu conteúdo.


E Claro, boas molduras não salvam fotos ruim !!


Espero que tenha gostado da matéria! De uma curtida e nos ajude dando sugestões.


Abraço a todos.